quarta-feira, 8 de maio de 2019

O ESFRANGALHAMENTO DO PENSAMENTO NO BRASIL

Quando tomei conhecimento da decisão do governo de extinguir do ensino público as faculdades de Filosofa e Sociologia, sob o argumento de que "a educação deve servir para ensinar leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa"... Quando fiquei ciente da resolução, entendi que o nosso capitão e  "professor de História", que descobriu em  Hitler um ferrenho marxista-leninista, do alto do seu pragmatismo inefável, acha que de nada vale o conhecimento.  O importante é ter uma profissão de nível médio ou básico.  O Brasil, de acordo com os desígnios do "mestre", dever-se-ia tornar um país operário... Xi!! Abafa!! País operário não é uma uma expressão que poderia soar como comunista?Eta! Palavrão aqui, não!  
Sua Excelência, na sua infinita sabedoria, sabe perfeitamente o que é bom para o País e para as classes trabalhadoras.  Até porque os trabalhadores o amam... ou então não tê-lo-iam ajudado a vencer as eleições com cinquenta e sete milhões de votos.  O que me preocupa, no entanto, é que num dado momento nosso socrático mandatário reflita e entenda que carreiras como Direito, Letras, História devam todas ir pro fundo do penico, junto com o pensamento e as ciências sociais. Nesse contexto, não é necessário ser brilhante pra entender que as artes devem ser abolidas de todos os currículos.  Afinal, para que servem  a música, a poesia, o romance, o conto, o cinema, a pintura, a escultura, se nada disso se converte em produto industrializado que possa ser consumido pelo deus mercado?  O mercado é tudo, o lucro está acima de todas as coisas, e o Brasil precisa unicamente de industriários e outros geradores de fortunas para as classes abastadas, essas, sim, merecedoras do conhecimento, do qual há muito já detêm o oligopólio, e que terão então mais facilidade para manipular as massas produtivas. Além do mais, se o povo quer entretenimento, que assista a uma boa parada militar diariamente e estará extasiado de tão feliz. 
É a desintegração e a cremação do pensamento, do conhecimento e da cultura  nacional.   Parabéns, Brasil!


https://www.revistaforum.com.br/bolsonaro-decreta-fim-das-faculdades-de-filosofia-e-sociologia-objetivo-e-focar-em-areas-que-gerem-retorno-imediato/

Nenhum comentário:

Postar um comentário